-
Arquitetos: Terra Firma Architects
- Área: 3000 ft²
- Ano: 2024
-
Fotografias:MKG studio
-
Fabricantes: Asian Paints, Curtain, Daikin, Greenply, Picollo , Royal Touche, TATA, Upholstery
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situada nos arredores de Ahmedabad, na Índia, é cercada por uma copa de árvores Yellow Gulmohar. Ela foi projetada para uma família de quatro pessoas, onde os pais passariam as suas aposentadorias enquanto os filhos se dedicariam ao desenvolvimento de suas carreiras. Fundamentalmente, tinha que responder às necessidades de duas gerações que pudessem reunir para desfrutar da companhia uns dos outros, mas também respeitar o tempo que passam a sós. Tendo em mente este briefing, a arquitetura propõe uma variedade de escalas de espaços onde se pode relaxar, respondendo assim ao clima e ao estilo de vida dos habitantes. O uso de pedra kota e granilite para pisos, janelas de madeira amplas e assentos embutidos deveria manter a casa atemporal e fácil de usar.
Construída sobre uma estrutura em pórtico, a casa é composta por 9 praças que sustentam e negociam o programa com as grelhas envolventes. A forma construída é essencialmente um cubóide esculpido e projetado em resposta às funções internas. No entanto, quando se entra na forma construída, o eixo de orientação é torcido diagonalmente pela entrada, o que está em contradição com a massa total do cubóide. Além disso, à medida que avançamos, os caminhos se bifurcam, sendo um deles em direção à cozinha e o outro para os assentos rebaixados no centro da casa. Este assento central é um volume duplo que conecta visualmente toda a casa e a une. Foi pensado para ser o espaço mais social e interativo da casa. A escada é um elemento central aqui, que envolve os assentos rebaixados e se estende de um canto ao outro na forma de pontes. O primeiro andar é composto por dois quartos nas faces sul e oeste que dão para o volume duplo internamente, criando assim um espaço muito conectado visualmente.
As funções são distribuídas em função da utilização desse espaço e do seu microclima. Por exemplo, os lados oeste e sul abrigam os quartos que são predominantemente usados durante as manhãs e noites. Portanto, não são perturbados pelo calor do dia. Os espaços de jantar e de estar que serão utilizados ao longo do dia permanecem frescos devido à orientação norte e leste. O estúdio no segundo andar fica acima dos quartos, criando assim um terraço sombreado durante a maior parte do dia.
Luz e sombra fazem parte integrante dos espaços internos da casa. As claraboias, fachadas norte e todas as aberturas foram projetadas de forma que a menor quantidade de luz solar penetre no interior da casa para mantê-la mais fresca e ao mesmo tempo manter luz natural suficiente. A fachada norte tem aberturas máximas enquanto outras fachadas e aberturas foram pensadas em relação às condições de iluminação.